MENU

fale conosco

Por questões éticas não podemos responder a perguntas sobre consultas.

PERGUNTAS FREQUENTES

A tireoide é uma das glândulas mais importantes do corpo. A tireoide é responsável pela produção de hormônios tireoidianos que atuam no funcionamento de vários órgãos do corpo humano, como o coração, os rins, intestino e, nas mulheres, no ciclo menstrual. 

Está localizada na parte anterior do pescoço, abaixo da cartilagem tireoide. Tem a forma de H, com 2 lobos, o lobo direito e o lobo esquerdo, unidos por uma parte estreita denominada istmo.

O câncer de tireoide é uma neoplasia maligna da glândula tireoide. Os dois tipos mais comuns de câncer de tireoide são o carcinoma papilífero e o carcinoma folicular. Outros tipos como o carcinoma medular da tireoide, carcinoma anaplásico e linfoma da tireoide, ocorrem com menos frequência.

O câncer de tireoide não possui fatores de risco conhecidos, de modo que não é possível orientar a prevençaõ para a maioria dos casos desta doença. 

A exposição à radiação, especialmente na infância, é um fator de risco conhecido para o câncer de tireoide. E, em caso de histórico familiar para câncer de tireoide medular, é importante consultar um médico especializado em aconselhamento genético.

A maioria dos pacientes com cancer de tireoide não apresenta sintomas. A alteração mais frequente é a presença de nódulo, caroço ou inchaço no pescoço, às vezes crescendo rapidamente. Outros sintomas são rouquidão ou outras alterações na voz que não desaparecem ou dificuldade para engolir alimentos.

 

O diagnóstico do câncer de tireoide pode ser suspeito através de consulta / exame médico e exames de imagem. Mas, para a maioria dos tipos de câncer, uma punção biópsia é a única maneira de fazer o diagnóstico definitivo de câncer.

A biópsia da tireoide é feita por punção aspirativa por agulha fina, onde se utiliza uma agulha muito fina, para aspirar algumas células do tumor, que são posteriormente enviadas para análise em um laboratório de patologia.

Este tipo de biópsia pode ser realizado tanto em consultório como em um hospital ou clínica. Durante o procedimento a agulha é inserida diretamente no nódulo para aspirar líquido que contêm as células. O médico geralmente repete este procedimento duas ou três vezes para obter amostras de diversas áreas do nódulo. A agulha é geralmente guiada por ultrassom.

MENSAGEM

NOME
E-MAIL
TELEFONE
ASSUNTO
MENSAGEM

CONTATO

E-MAIL

conexaotireoide@gmail.com

ENDEREÇO

Centro coordenador
Serviço de Endocrinologia
Rua Ramiro Barcelos, 2350
Bairro Santana
Porto Alegre / RS
CEP 90035-003